O Marketing Digital é o uso de tecnologias digitais para promover produtos ou serviços.

O marketing digital permite que as empresas analisem e quantifiquem suas campanhas. Ao contrário dos anúncios físicos de jornais, por exemplo, os anúncios digitais podem nos dizer o que os leitores fizeram quando viram o anúncio.
Marketing digital – breve histórico
O termo ‘marketing digital‘ surgiu na década de 1990, quando o mundo digital começou a evoluir.
A era digital cresceu rapidamente com o advento da Internet. A era digital também decolou com o desenvolvimento da plataforma Web 1.0, que permitiu que as pessoas encontrassem as informações que procuravam. No entanto, não permitiu que eles compartilhassem essas informações pela web.
Na década de 1990, embora muitos profissionais de marketing tenham entrado no mundo digital, muitos não tinham certeza sobre seu futuro. Como a Internet não se espalhou para todos os cantos do globo, ninguém tinha certeza se as estratégias de marketing digital funcionariam.
Anúncios
O primeiro banner clicável apareceu em 1993. Os profissionais de marketing dizem que esse foi um ponto de virada para o marketing digital, ou seja, o início da transição para a era digital do marketing.
O Google nasceu em 1998. No mesmo ano, o Yahoo lançou sua busca na web, enquanto a Microsoft lançou o mecanismo de busca MSN.
Sobre a primeira onda gigante do marketing digital, Avantika Monnappa escreve: “O mundo do marketing digital viu seu primeiro aumento do sono em 2006, quando o tráfego de mecanismos de busca cresceu para cerca de 6,4 bilhões em um único mês.” “Para não ficar para trás, a Microsoft colocou o MSN em segundo plano e lançou o Live Search para competir com o Google e o Yahoo.”
Marketing digital – crianças
As empresas estão cada vez mais usando canais digitais para atingir as crianças. Os profissionais de marketing dizem que o marketing digital é especialmente eficaz em crianças.
Toda criança hoje nasceu em um mundo digital. É um mundo com o qual eles estão completamente familiarizados.
Crianças em idade escolar nas economias avançadas passam uma média de 139 minutos online todos os dias durante o fim de semana. Durante a semana, a quantidade de tempo que eles passam online é apenas um pouco menor.
Crianças e adolescentes – se tornam consumidores
Os adolescentes estão chegando a uma idade em que começam a fazer escolhas independentes. Muitos passam a receber ou ganhar dinheiro regularmente, ou seja, têm renda disponível.
No que diz respeito aos profissionais de marketing, os adolescentes estão se tornando consumidores.
Devemos nos preocupar?
Especialistas em saúde pública dizem que a comercialização de alimentos e bebidas não saudáveis é parcialmente responsável pela explosão da obesidade infantil de hoje.
Devemos nos preocupar com marketing digital e crianças? Especificamente, como as empresas visam crianças e adolescentes.
A EuroNealthNetmagazine cita o Dr. Mojca Gabrijelčič Blenkuš, médico e especialista em saúde pública, que disse:
“Criamos um mundo digital, mas não temos ideia de quais serão os efeitos. Queremos capacitar as pessoas a fazer escolhas saudáveis, mas temos que reconhecer que essas escolhas acontecem em um ambiente digital em rápida mudança. É complicado, (mas) isso não significa que não devemos agir.”
“O marketing digital é projetado para ser viciante para as crianças e extrair dados. Ele tenta impactar o comportamento, as respostas emocionais e as preferências. Também é projetado para atingir muito especificamente, o que aumenta a vulnerabilidade das crianças.”
“Trata-se de entretenimento, emoção, engajamento e vício – tanto químico quanto não químico. O marketing digital pode ser usado para fazer uma conexão entre uma emoção e um nome de marca de maneiras que não percebemos. As técnicas são subliminares.” Dr. Blenkuš é Conselheiro Sênior, Instituto Nacional de Saúde Pública, Eslovênia, e também Presidente da EuroHealthNet .
Obtendo hiperlinks – para clientes
Algumas empresas que tentam obter hiperlinks para seus clientes se identificam como agências de marketing digital.
Eles podem, por exemplo, escrever um artigo que tenha um hiperlink para o cliente. Eles então colocam esse artigo estrategicamente em outro site. De preferência, esse outro site tem uma classificação alta.
Para colocar esse artigo em outro site, a agência pode oferecer dinheiro. Também pode oferecer a colocação de links recíprocos.
Um hiperlink é um link que leva o leitor de um hipertexto, botão ou imagem para outro site . O hiperlink também pode levar o leitor a outra parte do mesmo site. Também nos referimos a hiperlinks simplesmente como links .
Conclusão
No entanto no mundo de hoje, qualquer pessoa que tenha anunciado qualquer coisa online pode reivindicar ser um profissional de marketing digital. A maioria das empresas hoje em dia tem presença online (embora algumas indústrias da velha escola tenham sido mais lentas em “se mover” online).
A comercialização de bens e serviços por meio de tecnologias digitais . A Internet, por exemplo, é um tipo de tecnologia digital. No entanto, não é o único. O marketing digital também inclui serviços e produtos de marketing usando publicidade gráfica, telefones celulares e outras mídias digitais.
“Se você contar sua ideia para 10 pessoas e 9 delas falarem que você está maluco, provavelmente, você está fazendo algo inovador!“
– Nolan Bushnell, empreendedor e escritor.
O marketing digital é a produção e uso de ferramentas eletrônicas, como Facebook ou Twitter, para promover ou vender produtos.
Marketing digital, também conhecido como e-marketing, marketing móvel (publicidade móvel online), publicidade digital interativa; abrange uma variedade de subtipos que abrangem SMS (mensagens de texto), USSD (códigos curtos móveis), MMS (serviço de mensagens multimídia) etc.
Os profissionais de marketing digital usam muitas formas de mídia para anunciar seus produtos de forma agressiva na web, incluindo e-mail, sites, blogs e muito mais. Eles analisam quais formulários são mais eficazes para cada tipo de público-alvo para gerar vendas com eficiência, em vez de apenas espalhar uma mensagem por todos os canais indiscriminadamente.
Relacionado
Author